Etiquetas

sábado, 21 de março de 2015

COMPANHEIROS DE SEMPRE (Longtime Companion) de Norman René

Este filme estreou em Lisboa em Maio de 1992, dois anos depois da sua estreia nos Estados Unidos, em exclusivo no extinto Quarteto. Foi um dos primeiros filmes made in Hollywood a debruçar-se sobre a comunidade gay e os efeitos da Sida no seio da mesma. À data, o elenco era constituído por um grupo de jovens actores pouco conhecidos, hoje alguns deles são caras bem conhecidas: Mary-Louise Parker, Campbell Scott, Dermot Mulroney e John Dossett.
O que se segue são os comentários que escrevi na altura em que vi o filme (Maio de 1992), Sim, já na altura o talento para a escrita não era muito, mas dava-me prazer fazê-lo.

“Durante a década de 80, um grupo de amigos homossexuais tem que enfrentar a Sida e fazem-no com humor e esperança.

Para mim, Norman René é um ilustre desconhecido que assina aqui um filme correcto sobre o chamado flagelo do século XX, a Sida. Fá-lo sem pieguices e sem vergonha de mostrar que os gays são como as outras pessoas e, como tal, têm uma vida tão normal quanto essas. Depois René dirige eficientemente o pouco conhecido, mas grande, elenco, conseguindo tirar de todos personalidades bem construídas e psicologicamente diferentes. Filme corajoso e sensível merece a atenção do grande público.” Classificação: 8 (de 1 a 10)









Sem comentários:

Enviar um comentário