Etiquetas

quarta-feira, 27 de maio de 2015

A LEI DO DESEJO (A Ley del Deseo) de Pedro Almodóvar

Depois do sucesso de MATADOR, os filmes de Pedro Almodóvar passaram a fazer parte constante do circuito comercial das nossas salas de cinema. O filme que se seguiu foi esta divertida comédia, que na altura chocou algumas mentes com as suas arrojadas cenas de sexo entre homens. Vi-o em Dezembro de 1988, dias após a sua estreia no saudoso Quarteto, e foi um excelente presente de Natal para os cinéfilos em geral e para os cinéfilos gay em particular.

Aqui partilho com vocês os apontamentos que escrevi na altura:

“Um realizador de cinema ama um jovem que não o ama; mas um outro rapaz ama-o e fica obcecado pelo realizador ao ponto de assassinar o alvo da sua paixão. No meio disto tudo uma mulher, que é na realidade um transexual, irmã do realizador, tenta voltar a amar.

Novo filme de Almodóvar, após o fabuloso MATADOR, que prova que ele é um dos mais interessantes realizadores dos últimos anos. Se o argumento faz lembrar uma tragédia, o humor de Almodóvar transforma-o numa tragicomédia deliciosa e por vezes delirante. A homossexualidade que em MATADOR era apenas sugestionada é aqui o prato forte com cenas capazes de chocar um público mais conservador. Tal como em MATADOR, não estamos muito longe do soft-core.
Uma última palavra para o elenco; todos estão muito bem, com especial destaque para uma fabulosa Carmen Maura no papel da irmã do realizador.

No fraco ano de cinema (refiro-me à exibição) que este tem sido, este filme tem todo o meu aplauso.” 

Classificação: 9 (de 1 a 10)





















2 comentários:

  1. Jorge, tenho uma vaga ideia de ter visto Matador em ante-estreia no Forum Picoas. Foi uma experiência marcante. Foi a coisa mais espanhola e mais pessoal que vi nesses tempos. Depois vi tudo do Almodovar, inclusive A Lei do Desejo, claro. São dois grandes filmes, fortes, diferentes de tudo o que se conhecia no cinema. Voltei a ver Lei do Desejo pelo menos duas vezes e há cinco anos revi Matador. Estava com receio de voltar a enfrentar esse filme tão anos 80 mas o tempo apenas confirmou as suas qualidades estéticas. Mais uma vez, parabéns por esse belo álbum de imagens do filme.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas tuas simpáticas palavras, João. Quanto ao MATADOR, adorei-o quando o vi e, apesar de o ter em DVD, estou sempre com receio de o voltar a ver e ficar decepcionado. Mas como dizes que o reviste e confirmaste as suas qualidades, um dia destes vou encher-me de coragem e voltar a vê-lo.

    ResponderEliminar