On the whole, Sergio Tovar Velarde gives us a strong dramatic movie, with
a great cast, where the stories flow simultaneously with good rhythm, without
killing each other, shameless and with sensibility. It’s one of those movies
that should be seen by everyone! My Rate: 8 (from 1 to 10)
No todo, estamos perante um bom filme dramático, recheado de bons actores e onde as histórias fluem em simultâneo, em bom ritmo, sem atropelos, sem vergonha e com sensibilidade. É um daqueles filmes que devia ser visto por toda a gente, mas que infelizmente não deve chegar aos nossos cinemas. Classificação: 8 (de 1 a 10)
FULL MOON - Hugo (Antonio
Velázquez) and André (Alejandro de la Madrid) are together for 10 years, but
Hugo is tired of the relationship and has a lover (a hot Hugo Catalán); when
André finds about it he asks his boyfriend for another chance, but things
become complicated.
A bitter picture
of a couple in crises, where one is willing to do anything to save the
relationship and the other one can’t resist having an affair. Since the first
scene, it’s clearer there’s no flame between the two boyfriends; during a
dinner with friends, it’s obvious they no longer share anything in common. The
director is able to show this in a naturalistic way and never shies from the
sex, the ending… Well, I can’t tell you how it ends, it wouldn’t be fair.
LUA CHEIA – Hugo (Antonio Velázquez) e André (Alejandro de
la Madrid) estão juntos há 10 anos, mas Hugo sente-se farto da relação e arranjou
um amante (um escaldante Hugo Catalán); quando André descobre, pede mais uma
oportunidade ao namorado, mas as coisas complicam-se.
Retrato amargo de um casal em crise, em que um está
disposto a tudo para salvar a relação e o outro não resiste à tentação de
manter um caso com outro. Desde a primeira cena entre o casal que percebemos
que já não há ali chama e num jantar de amigos depressa nos apercebemos que
pouco ou nada têm em comum. O realizador consegue transmitir isto de forma
natural e realista, nunca fugindo do sexo e terminando... bem, não posso dizer
como termina.
LAST QUARTER MOON –
Joaquin (Alonso Echánove) is an old retired and married teacher, who goes
regularly to a gay sauna where he becomes obsessed with the “muy caliente”
Gilberto (Alejandro Belmonte). So, he decides to give the money he and his wife
had put together for the Christmas gifts to Gilberto, in order to have a few
minutes of pleasure with him.
This is probably
the most controversial of the four stories, because it shows a reality many
people prefer to keep hiden. We don’t know if Joaquin had always lived a double
life, married with sons and cruising saunas, or if this is his first time (I
think it isn’t), but he evolves from a pathetic old man salivating for the
hustler (who wouldn’t for this one) to a man proud with his life. The hustler
character it’s also well built, showing us a side we weren’t expecting.
QUARTO MINGUANTE – Joaquin (Alonso Echánove) é um professir velho,
reformado e casado que frequenta uma sauna onde fica obcecado por um prostituto
“mui caliente”, Gilberto (Alejandro Belmonte); decide então gastar o dinheiro
que ele e a mulher juntaram para darem prendas de Natal aos netos nuns minutos
de prazer com Gilberto.
Talvez a mais polémica das quatro histórias, pois mostra
uma realidade que muita gente gostaria de manter escondida. Nunca se percebe
muito bem se Joaquin teve sempre uma vida dupla, casado com filhos e engates em
saunas, ou se esta é a sua primeira vez (eu acho que não), mas passa de um
personagem patético, salivando atrás do prostituto (quem não salivaria pelo
pequeno), para um homem orgulhoso da sua vida. O personagem do prostituto
também está bem construído, revelando um lado com o qual não estamos a contar.
NEW MOON – Mauricio
(Gabriel Santoyo) is a 11 year old kid who feels a sexual attraction for his
cousin, to whom he suggests a sexual play: but the cousin don’t feel
confortable with it and decides to tell everyone at school that Mauricio is
gay.
Many people may
ask how is it possible for a kid so young to be so sure of his sexuality, but
believe me, that’s normal in many cases, must of the times repressed by their
family and by the society where we live. Here, little Mauricio doesn’t want to
give up his true personality, causing problems to his parents, but director Sergio Tovar Velarde’s approach to
this subject is too light. Although I liked it, I think this is the weaker
story of the movie. Still, its candor is refreshing.
LUA NOVA – Mauricio (Gabriel Santoyo) é um miúdo de 11 anos que se sente atraído pelo primo mais velho, a quem propõe uma simples brincadeira sexual; mas este não se sente confortável e decide dizer na escola que Mauricio é gay.
LUA NOVA – Mauricio (Gabriel Santoyo) é um miúdo de 11 anos que se sente atraído pelo primo mais velho, a quem propõe uma simples brincadeira sexual; mas este não se sente confortável e decide dizer na escola que Mauricio é gay.
Muita gente poderá interrogar-se como é que um miúdo tão
jovem já pode ter a certeza da sua sexualidade, mas acreditem que há muitos
casos assim, muitas vezes reprimidos pela família e pela sociedade que nos
rodeia. Aqui, o pequeno Mauricio não está disposto a abdicar da sua
personalidade, causando problemas com os pais, mas talvez a abordagem aqui seja
demasiado leve. Para mim, apesar de ter gostado, é a história mais fraca, se
bem que a sua candura é refrescante.
FIRST QUARTER
MOON – Fito (César Ramos) and
Leo (Gustavo Egelhaaf) are two childhood friends who meet by chance at the
present and relight their friendship. Both are surprised when they realize they
love each other. The problem is that Fito is ready to get “out of closet”, but
not Leo.
This is my favorite story and also the more emotional one. It’s
impossible not to fall in love with the sweet Fito and his relationship with
his mother (Monica Dionne) is one of the highlights of the all movie. The scene
where he tries to tell her that he is gay and, although later she shows that
the most important thing is the happiness of her son, her reaction is very
touching. Because they share great chemistry, the affair between the two guys
is very real and it’s easy to believe in their love. Another highlight of the
movie is the scene where they have sex together for the first time; I loved
their innocence, it’s delicious and fun!
QUARTO CRESCENTE – Fito (César Ramos) e Leo (Gustavo Egelhaaf), dois velhos amigos de infância, encontram-se por acaso, reatam a sua amizade e ficam surpreendidos quando percebem que estão apaixonados um pelo outro. O problema é que se Fito está pronto para “sair do armário”, o mesmo não se passa com Leo.
QUARTO CRESCENTE – Fito (César Ramos) e Leo (Gustavo Egelhaaf), dois velhos amigos de infância, encontram-se por acaso, reatam a sua amizade e ficam surpreendidos quando percebem que estão apaixonados um pelo outro. O problema é que se Fito está pronto para “sair do armário”, o mesmo não se passa com Leo.
A minha história favorita e também a mais emocional de
todo o filme. É impossível não nos apaixonarmos pelo doce Fito e a sua relação
com a mãe (Monica Dionne) é das melhoras coisas do filme. A cena em que ele
tentar dizer à mãe que é gay e a reacção desta, para mais tarde demonstrar que
o mais importante é a felicidade do seu filho, é muito comovente. A relação
entre os dois moços é muito real e facilmente acreditamos no seu amor, pois
ambos partilham uma grande química. Outro momento alto do filme é a cena em que
fazem sexo pela primeira vez, adorei a inocência dos pequenos, é deliciosa e
divertida!
Sem comentários:
Enviar um comentário