Etiquetas

quarta-feira, 7 de junho de 2017

CORAÇÕES DE PEDRA (Hjartasteinn aka Heartstone) de Guðmundur Arnar Guðmundsson

A História: Numa localidade remota, algures na Islândia, Thor e Christian são dois jovens adolescentes inseparáveis, o que leva a rumores de uma possível homossexualidade. Durante o Verão, Thor fica enamorado de uma jovem e Christian descobre que tem sentimentos, para além da amizade, pelo seu amigo.

Os Actores: Nos papéis dos dois adolescentes, Baldur Einarsson e Blær Hinriksson são muito naturais e os sentimentos/amizade que nutrem um pelo outro parecem reais. Ambos são muito expressivos e os olhares cúmplices que trocam entre sim são verdadeiros. Eles estão bem acompanhados por um grupo de quatro jovens talentosas actrizes Diljá ValsdóttirKatla NjálsdóttirRán Ragnarsdóttir e Jónína Þórdís Karlsdóttir, verdadeiramente irritante como a irmã rebelde de Thor.

O Filme: Para a sua estreia nas longas-metragens, o realizador/argumentista Guðmundur Arnar Guðmundsson dá-nos um drama de adolescentes sobre a amizade e a descoberta do sexo, no meio de uma localidade onde os habitantes parecem ser tão inóspitos e frios como a fabulosa paisagem que os rodeia. O filme pertence por direito aos adolescentes, que parecem crescer e viver sem a supervisão dos adultos; o realizador capta muito bem a vida desinteressante destes jovens, bem como a sua crueldade gratuita de uns para os outros. Curiosamente, ou não, as raparigas são sexualmente mais resolvidas que os rapazes e parecem ter personalidades mais fortes. Mas o coração do realizador está com os seus dois jovens e consegue fazer-nos sentir a sua inocência, rebeldia e angústia, num crescendo calmo que termina em drama. O ritmo é lento, o que raramente me agrada, mas aqui parece fazer sentido com a paisagem e com a vida aborrecida dos personagens. Quanto à homossexualidade, esta é mostrada de forma delicada, traduzindo-se em olhares de desejo e pequenos toques que vão revelando a luta interna dos personagens. Não é um filme para todos os gostos, mas é daqueles que quanto mais pensamos nele, mais interessante se vai tornando.

Classificação: 6 (de 1 a 10)




Sem comentários:

Enviar um comentário