Etiquetas

domingo, 18 de janeiro de 2015

DO COMEÇO AO FIM (From Beginning to End) de Aluizio Abranches

Francisco e Thomás são dois meios-irmãos que, desde pequenos, têm uma relação muito forte. Quando crescem, esta relação transforma-se em algo mais íntimo, romântico e sexual.

Produzido em 2009, este filme brasileiro consegue “matar dois coelhos de uma só cajadada” e fá-lo com elegância. Não só retrata uma forte relação de amor entre dois homens, como ainda por cima estes são meio-irmãos. Curiosamente, mesmo com algumas cenas de sexo (nada de extremamente forte), o filme não choca. O realizador Aluizio Abranches filma tudo de modo sensível, quase poético e a sua câmara adora os dois actores que dão vida a Francisco e a Thomás.

Confesso que esperava que, algures pelo meio, o filme se iria transformar num grande drama, com os rapazes a enfrentarem grandes dificuldades em manter a sua relação. Mas não, parece que todos aqueles que os rodeiam aceitam a situação sem grandes problemas, incluindo o pai, o que torna a situação um bocado surreal. Seria excelente que assim fosse, mas duvido que no mundo real as coisas corressem tão bem.

Uma das mais valias do filme é a intimidade realista que Aluizio Abranches consegue criar entre os dois irmãos, tanto em criança como em adultos. Claro que nada disso seria possível sem dois actores convincentes nos papéis e a escolha de João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso foi acertada. Ambos são agradáveis à vista e, apesar de serem muito doces, nem por um momento duvidamos da sua paixão. Há no entanto uma cena, quando se despem frente a frente na sala, em que um pequeno pormenor quase estraga o momento; ambos estão completamente nús e, apesar de ser um momento tenso, nenhum deles está com erecção. Felizmente, a cena de amor que se segue é suficientemente convincente para nos fazer esquecer esse pormenor.

Eu sei que é tudo um pouco cor-de-rosa, mas é uma bonita história de amor, contada com sensibilidade e bom gosto. Classificação: 6 (de 1 a 10)







Sem comentários:

Enviar um comentário