Etiquetas

domingo, 11 de janeiro de 2015

PASOLINI de Abel Ferrara

No último dia da sua vida, o realizador italiano Pier Paolo Pasolini, é entrevistado em relação ao seu último filme (SALO OU OS 120 DIAS DE SODOMA), convive com a sua família, sonha com o seu próximo filme e engata um jovem prostituto.

Não quero ser mauzinho, mas a verdade é que não gostei nada deste filme. Abel Ferrara dá-nos uma manta de retalhos desinteressante, onde algumas cenas parecem não fazer sentido (pelo menos para mim) e onde a sua vontade de chocar é simplesmente gratuita (a cena do sexo oral quase no início ou a festa da procriação do filme sonhado por Pasolini). Não há aqui nenhum sentido de dramatismo e a acção arrasta-se penosamente;  felizmente o filme dura menos de 90 minutos. Mais uma coisa, por que razão é que o distribuidor português do filme achou por bem não legendar a maioria dos diálogos em italiano?

Não percebi porque razão é que, como Pasolini, Willem Dafoe umas vezes fala em inglês e outras em italiano; sabemos que Dafoe é um excelente actor, mas aqui não lhe foi dado muito para fazer e ele parece não ter investido muito na sua interpretação. Quanto à nossa Maria de Medeiros, a sua presença quase que não se sente.

Acredito que a personalidade e vida de Pasolini daria para muito mais e melhor. Provavelmente isto é um exercício de estilo para além da minha compreensão, mas é a primeira decepção do ano! Classificação: 1 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário