Etiquetas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

MOONLIGHT de Barry Jenkins

A História: Chiron é um miúdo negro que vive com a sua mãe drogada num bairro difícil de Miami, onde ser diferente é um problema. Talvez por isso, ele é vitima de “bullying” e, a fim de sobreviver, é obrigado a tornar-se um durão.

Os Actores: Três actores dão vida ao personagem principal. Alex R. Hibbert como o miúdo que não sabe quem na realidade é, Ashton Sanders como o tímido e revoltado teenager e Trevante Rhodes como o durão em que ele se transforma em adulto. Presumo que o facto de nenhum deles ser muito emocionalmente expressivo se deve ao facto do personagem ser assim mesmo, comedido e de poucas palavras. Naomie Harris é a sua a odiosa e fria mãe. No papel de Kevin, André Holland dá alguma vida ao filme.

O Filme: Este filme tem sido vendido como sendo sobre o "coming out of the closet" de um jovem negro gay num ambiente hostil, assunto tabu na comunidade negra; mas depois de ter visto o filme sou forçado a interrogar-me se o assunto é o mesmo o facto de ele ser gay. Pessoalmente, acho que é a história de um rapaz/homem que ainda não encontrou a sua verdadeira entidade. O realizador Barry Jenkins debruça-se sobre três pequenos períodos da vida de Chiron e ninguém o pode acusar de ser lamechas, muito antes pelo contrário. Há muito que não via um filme tão contido em termos de emoções, na verdade demasiado contido para o meu gosto. Precisava de algo que me aquecesse a alma ou a fizesse vibrar e não consegui envolver-me emocionalmente com o filme. O suposto assunto principal, a homossexualidade de Chiron, é abordado de forma demasiado subtil e se não fosse a cena da praia, a maioria do público nem iria perceber o que se passava. Ou seja, cinema gay feito para um público heterossexual, o qual não convém chocar. Do que eu mais gostei foi da cena no restaurante, quando Kevin põe uma canção a tocar na jukebox e a letra desta diz o que ele não é capaz de dizer; quanto à cena da praia, está filmada de forma delicada e bonita. É uma pena não haver mais momentos destes. Assim, lamento, mas achei o filme chato, desinteressante e, apesar de alguns bons momentos, não mexeu nada comigo. Não digo isto para ser do contra, mas confesso que até dei umas “cabeçadas” durante a primeira parte do filme.

Classificação: 4 (de 1 a 10)










Sem comentários:

Enviar um comentário